No segundo semestre de 2022, fruto da parceria com a Editora Elefante e com a S19, veio ao mundo esse livro organizado por Joana Salém, Maíra Mendes e Dani Mussi, coordenadoras da Universidade Emancipa. O seu conteúdo parte do curso “100 Anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie”, ocorrido em 2021, em aliança com a Universidade Federal do ABC (UFABC).
São 32 capítulos sobre a trajetória de Paulo Freire, a importância da educação popular e práticas ativistas que reinventam a pedagogia freiriana em diferentes contextos atuais. Mobiliza 65 autores, pesquisadores, amigos de Paulo Freire, educadores populares e ativistas sociais de todas as regiões do Brasil e outros cinco países (Estados Unidos, México, Chile, Cabo Verde e Inglaterra).
Além da parceria na construção e produção do livro, ainda mobilizamos a campanha realizada durante a venda dos exemplares: ao comprar, um valor era doado para que educadores e estudantes da Rede Emancipa pudessem ter acesso à obra. A ideia com o livro era alimentar a tensão criativa entre a Educação Popular e a Universidade, fortalecer bibliotecas populares e espalhar Paulo Freire e a pedagogia freiriana pelo Brasil!