A S19 tem desenvolvido sua atuação – de forma conjunta ou dando suporte – a coletivos, movimentos e redes que atuam junto à Educação Popular e aos Direitos Humanos. Entre os objetivos estratégicos estão:
- Apoiar processos formativos que promovam, cada vez mais, o encontro e a intersecção de agentes territoriais periféricos, universidades, pesquisadores, grupos de fomento e ativistas para construção de sínteses em Educação e Direitos Humanos.
- Suporte burocrático e fiscal, além de apoio na capacitação, e para agentes territoriais coletivos que atuem com Educação Popular.
- Ampliar a possibilidade de incidência e pulverização institucional de Movimentos Sociais de Educação Popular.
O dia 19 de setembro é aniversário do edu cador Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira – que nasceu em 1921, em Recife (PE). Por conta disso, nossa organização se chama Associação 19 de Setembro ou apenas S19. Fundada em 2009 e consolidada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) formada por ativistas e educadores, surge com a missão de possibilitar segurança jurídica e fiscal para parceiros que queiram apoiar núcleos e projetos em Educação Popular e Direitos Humanos.
Desde 2009, a S19 tem sido uma força motriz no fortalecimento dos núcleos de Educação Popular através de diversas iniciativas. Seja através de campanhas, escolas nacionais de formação de jovens educadores, produção de documentários – como “Vidas Urgentes” em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo –, participação e colaboração em pesquisas com a Rede Emancipa e organização de seminários – como o Seminário Internacional de Direitos Humanos e Educação Popular que aconteceu em 2024. Além disso, a S19 tem acesso e é organizada por uma rede de educadores, promotores de cultura e comunicadores com uma vasta experiência em educação e direitos humanos.
Ao longo de nossa história estivemos, principalmente, junto a Rede Emancipa, seja pelo surgimento a partir de seus coordenadores ou buscando parcerias e desenvolvendo pontes entre a Rede e demais atores. Com essa experiência acumulada no correr dos anos, a S19 reconhece sua atuação para o fortalecimento da Rede Emancipa e queremos seguir adiante trilhando esse caminho: contribuindo para que mais organizações e coletivos possam ampliar sua intervenção na sociedade, amplificar suas vozes e experiências, costurar sínteses e experiências dos agentes de transformação institucionais e sociais.